quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O verdadeiro Leão do Norte


Do boi bumbá, aos bonecos de Mestre Vitalino passando pelos autos de Ariano Suassuna. Assim, começa a viagem através do fantástico universo da cultura nordestina que Lenine nos leva em "leão do norte".

Um dos muitos sucessos do músico, lançado no CD de 1992 "Olho de Peixe"pela gravadora universal.O poder de síntese da música impressiona, não só pela letra que é composta de referências a cultura nordestina,em especial a de pernanbuco,estado de origem do cantor. O ritmo da música que diversas vezes remete a ritmos como o forró e o frevo, esse último fica bem evidente pela utilização de intrumentos como trompetes e pelas batidas rápidas e intensas da bateria, lembrando o mesma frequência de um triângulo.

"Eu sou mameluco, sou de Casa Forte Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte" Assim diz o refrão de música que não só compõe mais uma das peças dessa colcha de retalhos da cultura nordestina, como parece ser uma declaração de amor de mais um dos muitos nordestinos da nossa música ao seu estado e sua cultura.



Leão do Norte - Lenine

Nenhum comentário:

Postar um comentário