quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Comic Con a Brasileira



Após 20 anos o Rio de Janeiro volta a sediar um festival Internacional de Quadrinhos. A Rio Comic Com, evento dedicado a nona arte, passou pela cidade de 09 a 14 de novembro, sediado na Estação Leopoldina, no Centro da cidade.

Baseada em modelos anteriores e bem mais experientes a Rio Comic Com pode ser considerada a repercussão de outros eventos relacionados a quadrinhos e em geral,sobre a cultura pop que tiveram grande destaque nesses últimos tempos. No meio desse ano, aconteceu em San Diego,Califórnia, um dos eventos mais expressivos em relação ao tema no mundo.

A San diego Comic Con apresenta em seus 5 dias de duração as ultimas novidades em relação a quadrinhos, filmes,games,seriados e itens colecionáveis. O sucesso é tamanho que o evento detêm uma invejável marca de 126.000 espectadores.

Toda essa agitação criou muitas expectativas em cima das edições do evento, que ano após ano despertou o interesse maior de outras mídias, como os grandes estúdios de cinema, que usam o evento como uma excelente oportunidade de marketing para seus filmes e seriados.

Porém o evento tomou outros caminhos que não de dedicavam somente aos fãs da nona arte, se distanciando muito da sua proposta inicial. Quando começou na década de 70, sua proposta era reunir fãs de quadrinhos para compra e venda ou troca de quadrinhos usados. Com o tempo vários outros elementos da cultura pop como os filmes, seriados de tv, animações , brinquedos, games , animes e mangás começaram a figurar entre atrações expandindo sua característica.

Talvez uma prova dessa raiz ainda marcante da arte sequencial seja a presença até hoje do Will Eisner Awards. A premiação, que é considerada o oscar dos quadrinhos, é feita durante feira e premia em mais de 30 categorias os nomes que mais se destacaram na industria das HQs.

Ao dar seus primeiros passos, a edição brasileira da comic con se assemelha muito com a sua matriarca estrangeira no início de suas atividades. A estrutura do evento em si mostra tanto pela forte presença de figuras de grande destaque industria dos quadrinhos, como pelos trabalhos dos que ainda estão buscando seu lugar ao sol que muito ainda deve ser feito, se outras edições se seguirem.

Fazendo parte dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais, destacaram-se nomes como Angeli, Laerte, Ziraldo e Mauricio de Souza. Outros menos conhecidos do grande público, mas que também figuram como grandes nomes são Lourenço Mutarelli, Rafael Coutinho, Allan Sieber e Arnaldo Branco.

Há também quem os que ganharam projeção lá fora e se tornaram grandes nomes,que aqui,ainda precisam de um certo reconhecimento. É o caso dos gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá, que junto com Rafael Grampá foram os primeiros brasileiros a conquistarem o Eisner Awards pela publicação de Five.

Os destaques internacionais ficam por conta de nomes como Melinda Gebbie, Kevin O´ Neill e Milo Manara, este o grande homenageado desta edição com uma grande exposição com seus trabalhos originais de suas páginas assim como ilustrações capas e quadros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário